Páginas

23 de setembro de 2012

Diário de classe: Jogos recreativos (DIA DO ÍNDIO)

Sessão de atividades físicas
(40-50 minutos)

Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e equilíbrio.
Conteúdo: Jogos recreativos
Data:___/___/___
Dia da semana: _____________________


PARTE INICIAL:  Ficar no gelo    (ATIVO)
F→ Todos à vontade e um será o pegador.
D→ O pegador corre tentando tocar nos colegas. Aquele que for tocado pelo pegador deve ficar no gelo, ou seja, imóvel, até que o outro colega toque em sua cabeça e diga: "Sai do gelo".
O jogo continua, podendo trocar de vez em quando o pegador ou colocar mais de um pegador.

PARTE PRINCIPAL: Explorando a floresta!   (MODERADO)
Circuito de habilidades.
F→ Duas colunas.
1- PONTE
M→ Cordas
D→ Atravessar a ponte, passando por cima da corda.
2- RIO
M→ Colchonetes
D→ Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).
3- CAMINHO DA ONÇA
M→ Arcos e garrafas
D→ Percorrer o caminho da onça, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (garrafas).

Caça à onça      (MODERADO)
M→ Arcos
F→ Arcos distribuídos aleatoriamente pelo chão.
D→ Escolher uma criança para ser o caçador (índio) e os demais serão as onças. Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arco). Quando a onça for pega, vira índio e o índio vira onça.

Curumim vai pra oca!           (MODERADO)
M→ Arcos
F→ Arcos distribuídos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.
D→ As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor: "Curumim vai pra oca!" devem entrar no arco. Os arcos devem ser retirados um a um a cada rodada.

PARTE FINAL: Conversa          (CALMO)
F→ Sentados em círculo.
*Qual lugar da floresta foi mais fácil? 
*Qual foi o mais difícil?
*Qual brincadeira foi mais divertida?
*O que aprendemos?
*Etc.

Observações:


→ Plano adaptado para o Projeto: Todo mundo tem um pouco de índio!!
→ Lembrando que em uma sessão de atividades físicas com jogos recreativos devemos sempre começar com um jogo ativo(parte inicial), realizarmos de 2 à 3 jogos moderados(parte principal) e terminarmos com um jogo calmo(parte final).

Diário de classe - Educação Física - Sala de Aula

Sessão de atividades para sala de aula
(30 minutos)

Objetivo: Realizar jogos variados fixando conteúdos de Português, Matemática e Ciências.
Conteúdo: Jogos para sala de aula
Data: __/__/__
Dia da semana: _____________

1- Boliche
M→ Oito garrafas coloridas/decoradas e uma bola.
F→ Duas equipes.
D→ Um aluno de cada grupo deverá arremessar a bola em direção as garrafas, conta quantas derrubou, arruma-as no lugar, o professor faz uma pergunta e, se ele acertar a resposta, o número de garrafas derrubadas contará como pontos para a equipe. Vence a equipe que mais acumular pontos.
2- Trilha
F→ Duas equipes.
M→ Trilha, duas garrafas e um dado.
D→ Um aluno de cada equipe, por vez, jogará o dado e, se acertar a pergunta, avançará o número de casas respectivo ao número do casa. Deverá marcar com a garrafa.
3- Roleta
F→ Duas equipes.
M→ Roleta; papéis com perguntas.
D→ Um aluno de cada grupo, por vez, irá girar a roleta e responder uma pergunta do envelope correspondente à cor que foi apontada. Responde a pergunta e, se estiver correta, marcará um ponto para sua equipe.

Observações:

Diário de classe: Jogos pré-desportivos (4º ou 5º ano)

Sessão de atividades físicas


Objetivo: Realizar jogos que trabalhem locomoção e passe de bola.
Conteúdo: Jogos pré-desportivos
Data: ___/___/___
Dia da semana: __________________

PARTE INICIAL:  O narigudo é o pegador        (ATIVO)
F→ Dispersos pela quadra; um será o "narigudo".
D→ O narigudo caçador segura o seu nariz com uma mão e passa o braço livre pelo arco do outro braço. Tal posição deve ser mantida para pegar os demais. O narigudo corre atrás dos colegas e o que for pego vira narigudo também e o ajuda a pegar os demais. Será vencedor o último a ser pego.

PARTE PRINCIPAL: Handfut   (MODERADO;PRÉ-DESPORTIVO)
M→ Bola
F→ Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol.
D→ Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo um lançamento.

PARTE FINAL: Com quem fica a bola?         (CALMO)
F→ Os alunos sentados em círculo.
M→ Uma bola
D→ O professor entrega uma bola para um dos participantes que a faz circular. A certa altura, o professor dará um sinal para parar a bola e quem tiver com a bola deverá dizer 10 nomes de pessoas ou cidades.

(F:formação; D:desenvolvimento; M:material)


Observações:

22 de setembro de 2012

Diário de classe - Gincana

Sessão de atividades físicas

Objetivo: Realizar uma gincana com atividades que aprimorem a agilidade e percepção.
Conteúdo: Gincana
Data: __/___/___
Dia da semana: ____________

Parte inicial: Escolha das equipes e seus respectivos nomes.

Parte principal: Gincana

1º prova: Corrida dos sapatos
F→ Cada equipe dentro do seu círculo.
D→ Todos os participantes sairão de seus círculos e tirarão seus calçados, devendo colocar em um local pré-determinado. Depois, todos os descalços voltam ao seu respectivo círculo. No , os jogadores deverão correr e achar seus pares de sapatos, calçá-los e retornarem ao seu campo.
2º prova: Coluna em ordem alfabética
D→ Cada equipe deverá organizar-se em uma coluna, em ordem alfabética. Vence a equipe que conseguir primeiro.
3ª prova: Desamarrar nós
D→ Cada equipe recebe uma corda com um mesmo número de nós. Ganha quem desamarrar todos os nós primeiro.
F→ Duas colunas
M→ Duas cordas
4ª prova: A bola e o bastão
F→ Duas colunas
M→ Duas bolas e dois bastões
D→ O primeiro de cada equipe deverá conduzir a bola com o bastão até um local determinado e retornar ao seu lugar entregando o bastão ao colega seguinte e colocando-se no final da coluna.
5ª prova: Bola à lateral
F→ Duas fileiras
M→ Duas bolas
D→ Ao sinal, o primeiro jogador passa a bola lateralmente ao colega e assim sucessivamente até chegar ao último que deverá correr por trás da fileira e se colocar em primeiro lugar, passando novamente a bola. Vence a equipe em que o primeiro jogador retorna ao seu local de origem.
6ª prova: Bola por cima;bola por baixo
M→ Duas bolas
F→ Duas colunas de pernas afastadas
D→  O primeiro de cada coluna recebe uma bola que, ao sinal dado pelo professor, deverá passar por entre as pernas para o de trás e, assim sucessivamente.
Quando a bola chegar ao último da coluna, este deverá passar a bola por cima da cabeça até chegar ao primeiro. Vence a equipe que primeiro terminar a tarefa.
7ª prova: Trem de ré
F→ Duas colunas
D→É uma corrida de ida e volta onde os participantes de cada equipe correrão agarrados um na cintura do outro. Para voltar, é necessário fazer a volta em uma pessoa que estará na linha de chegada. Vence a equioe que chegar na linha de partida primeiro, uma vez que a corrida é de ida e volta.

Parte final: Contagem dos pontos.

(M: material; D:desenvolvimento; F:formação)

Resultado:
1º lugar: ____________________
2º lugar: ____________________

12 de agosto de 2012

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO- 4º ANO/5º ANO

Estou postando algumas das interpretações do teste que fiz com a minha turminha de 4º ano. Gosto de trabalhar com diversos tipos de texto, tais como: texto-imagem, tirinhas, poesias, fábulas, etc.
Clique nas imagens para ampliá-las.


Abaixo, somente as imagens para que você possa editar suas próprias perguntas.

Novo visual *---*

O pessoal que acompanha o blog deve ter percebido que ele está de cara nova, não é mesmo?!
Então, com o final do estágio, formatura e outras coisinhas que aconteceram resolvi mudar um pouco, mas sem perder o foco. Agora, não sou mais estagiária e sim uma PROFESSORA. Isso mesmo, PROFESSORA e com muito orgulho. *---*
Deixei os sapos de lado, mas garanto que foi só um pouquinho. Pretendo acrescentar novas coisinhas aqui com o tempo.

Gincana - último dia de estágio

Quase um mês após terminar meu estágio eu venho postar algo novo aqui. É que na verdade eu estava sem ideias para novas postagens e até pensei em parar o blog, mas confesso que eu gosto muito de aprender coisas novas e compartilhar com vocês. Pensei bem e vou seguir com o blog sim, e sempre que der, trarei novidades.
Vou postar aqui algumas fotos da gincana que realizei na minha última aula no estágio e depois farei um post com atividades para gincana e o mais importante: UM PLANO DE GINCANA, basta vocês acompanharem o blog. Ok?
Então, lá vai as fotos dos meus pequenos.






11 de julho de 2012

Livros para download

Fuçando daqui, fuçando dali, achei esse site que disponibiliza alguns livros para download.
Vale a pena conferir !!!
Clique aqui!!

10 de junho de 2012

Professores dinâmicos *--*

Este post é na verdade uma homenagem aos meus colegas super, hiper, mega DINÂMICOS. Escolhi fotos de alguns e infelizmente de outros eu não achei, mas aqui estão.

Este é o Willian, geeeeeeeeeeente ... para tudo!!
Ele pode até ser careta, mas a sala dele é muito linda, um capricho, uma organização! *---*
Fiquei encantada ao ver as fotos. Ele faz um ótimo trabalho! Parabéns!  


Agora é a vez daquelas malucas lá do Waldemar Amoretty Machado.
Primeiramente, a escola é ótima. Estudei lá, e as gurias estão fazendo um ótimo trabalho. As moças chamam-se Ana Carolina, Cíntia, Diovana e Bruna Falino, que têm de 2º ao 5º ano lá.

A turminha da Tia Bruna (4º ano)

O 3º ano da Tia Cíntia

Fico devendo as fotos da Diovana e da Ana Carolina, pois não achei.

A turminha da Vanessa.   *---*
Desejo a vocês e ao restante de nossos colegas muito sucesso e tudo de bom.  (:

Trabalhos com argila (dia do índio)

Postagem meio atrasada! hehe'
Estou postando as fotos dos objetos que as crianças fizeram com argila. Que criatividade!!
Projeto: Todo mundo tem um pouco de índio!